Aprenda como fugir das roubadas e tirar o máximo da sua aventura solo
Foto/Divulgação |
1. Saia da sua zona de conforto
Viajar sozinho é uma oportunidade de ter mais autonomia para fazer o que tem vontade, moldando as atividades e os horários conforme o próprio gosto e ritmo. Entretanto, para que a experiência seja realmente enriquecedora, é necessário estar aberto às novidades. Procure conversar com pessoas locais, experimente a gastronomia regional, faça passeios com grupos de viajantes que estejam na área e se permita conhecer costumes diferentes dos seus.
2. Siga o próprio instinto
2. Siga o próprio instinto
Essa dica é essencial para uma viagem solo bem sucedida. Embora seja fundamental estar aberto às novidades, seguir a intuição pode te salvar de furadas. Achou determinado local duvidoso? Sentiu que alguma atividade pode oferecer riscos à segurança? Evite! E nunca acompanhe pessoas que pareçam suspeitas.
3. Use ao máximo os contatos locais
Sabe aquele amigo do amigo do amigo? Tem algum conhecido no lugar para onde você vai? Pois esse é o momento de ativar esses contatos. Conhecimento local nunca é demais quando se viaja sozinho. Você pode seguir as multidões, mas se conhece alguém para dar dicas e indicar as melhores atrações, certamente conseguirá aproveitar muito mais.
4. Conheça o idioma local (pelo menos o básico)
Se você vai para um paÃs que fala uma lÃngua diferente, é sempre bom ter uma noção do idioma. Não é preciso aprender frases complicadas, mas palavras básicas como “obrigado”, “por favor”, “com licença”, “sim”, “não” e até como se fala o nome do seu próprio paÃs. Isso vai te ajudar bastante a ser virar por lá sozinho.
5. Converse com as pessoas
Seja no hotel, no restaurante, na loja ou no táxi, socializar é sempre recomendado. Pode parecer estranho no inÃcio, mas é uma prática que certamente valerá a pena, pois fará com que a sua viagem não fique monótona e solitária, enriquecendo-a com histórias e pessoas.
6. Aposte nos city tours
Esse tipo de passeio é uma mão na roda para quem está sozinho, pois é uma alternativa que facilita o planejamento, ajuda a poupar tempo e permite conhecer as atrações e suas curiosidades, na companhia de um expert no assunto. Mas além do guia, você estará acompanhado de outros viajantes, uma ótima oportunidade para fazer amigos durante a trip.
7. Leve algo para ler
Um bom livro sempre vai bem e, numa viagem solo, pode te ajudar a passar o tempo enquanto você estiver na estrada ou a relaxar ainda mais nas areias de uma bela praia, por exemplo. Um e-reader no smartphone ou tablet é o ideal para levar, sem ocupar espaço e pesar na mala.
8. Tenha aplicativos úteis no seu smartphone
Existem inúmeros aplicativos interessantes para usar durante uma viagem, como tradutores, números de telefones de emergência, mapas, GPS, guias de restaurantes e atrações locais, entre muitos outros. Alguns mais e outros menos imprescindÃveis, mas todos facilitadores para viajar sozinho.
9. Cuidado com a mala
Por último, mas não menos importante, não exagere na hora de fazer a mala. Parece uma dica óbvia, mas é ainda mais fundamental quando se está só. Não importa se você vai ficar num mesmo lugar por semanas ou se mudar constantemente, a última coisa que você vai querer é arrastar uma mala gigante e desajeitada por aÃ.
Curtiu as dicas? Confira o tutorial completo para ter uma experiência incrÃvel ao viajar sozinho.
Sobre a momondo
momondo.com.br é um renomado buscador de passagens aéreas e hotéis que compara preços em milhares de agências de viagens e companhias aéreas. Seu motor de busca é recomendado por diversos sites internacionais, como o The New York Times, a CNN, o Frommer’s Daily e o Daily Telegraph. Com sede em Copenhagen, na Dinamarca, a empresa opera em mais de 30 paÃses e possui apps gratuitos para iPhone/iPad e Android.
0 Comentários