A cidade foi premiada pela evolução em dois aspectos diretamente relacionados à atividade turística: aspectos sociais e cooperação regional, revela estudo
O Índice de Competitividade do Turismo Nacional é um indicador que permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas, em nível local e federal. Para isso, analisa a situação de 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico em 13 categorias. “O objetivo do estudo é fazer um diagnóstico e dar condições para que os destinos reconheçam as virtudes e as oportunidades, elevando o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país”, disse o ministro Henrique Eduardo Alves. A cidade mais competitiva do país hoje é São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro e Porto Alegre.
A evolução de Fortaleza em aspectos sociais levou em conta itens como acesso à educação, empregos gerados pelo turismo, uso de atrativos e equipamentos turísticos pela população e política de enfrentamento e prevenção à exploração de crianças e adolescentes. A média nacional para o quesito aspectos sociais foi de 60,5 pontos, em uma escala de 0 a 100, cinco pontos abaixo da nota obtida por Fortaleza (65,3). Entre os pontos que favoreceram a premiação de Fortaleza no quesito aspectos sociais estão o envolvimento da comunidade local com a atividade turística e a participação da sociedade na discussão de projetos turísticos.
Já em cooperação regional, foram considerados critérios como governança, planejamento turístico regional, roteirização, promoção e apoio à comercialização de forma integrada. A média nacional de cooperação regional foi de 50 pontos. Neste quesito, Fortaleza também está acima da média nacional, com 62,7 pontos. Já os pontos que favoreceram a premiação de Fortaleza no quesito cooperação regional incluem a existência do Fórum de Turismo do Ceará, o fato de o destino integrar roteiros turísticos regionais comercializados por operadores e agências locais e nacionais, além da participação em eventos e realização de ações promocionais em parceria com outros destinos.
Conheça as Boas Práticas identificadas no estado do Ceará:
Coleta seletiva de lixo na Vila de Jericoacoara - A Prefeitura deu início a um projeto em parceria com a Associação Empresarial Eu Amo Jeri e o Conselho Comunitário de Jericoacoara para reciclagem do lixo. A coleta seletiva, assumida pela Prefeitura, é feita regularmente - de segunda a sábado. A Prefeitura também assumiu a reforma de um antigo galpão, para instalação de uma Usina de Triagem de Material Reciclável e contratou funcionários para o local. A Associação Eu Amo Jeri se responsabilizou pela compra da máquina de prensa. A Associação Empresarial é responsável pelos gastos com alimentação mensal da equipe de trabalho, vale transporte e disponibilização de internet.
Ciclotur Chapada do Araripe: Uma viagem de bicicleta pelo território da Chapada do Araripe - evento experimental de lançamento de um roteiro permanente que possa ser feito autonomamente pelo visitante. Primeiro percurso de cicloturismo do Estado do Ceará. O roteiro envolveu 272 quilômetros percorridos em aproximadamente cinco dias nos seis municípios da região, passando por áreas verdes e asfalto. Participaram ciclistas do estado e de outros e envolveu profissionais como jornalistas, blogueiros e agências de viagens.
0 Comentários